A trombose é a formação de coágulos nas veias e artérias do organismo.
Existem dois tipos de trombose, a trombose arterial e a trombose venosa profunda.
A trombose arterial afeta as artérias que, em decorrência de obstruções causadas por gorduras, cálcio e outras substâncias, impedem que o sangue chegue ao coração e ao cérebro. Já a trombose venosa profunda ocorre quando um coágulo entope uma veia da perna, fato que pode ser gerado pelo não tratamento de varizes, por exemplo.
Apesar do fator genético cumprir um papel importante no surgimento da TVP, hábitos ruins contribuem para o surgimento da doença.
De uma forma geral, todos os cuidados que você vai aprender aqui estão relacionados à busca melhora da circulação sanguínea, então vamos aos cuidados que vão te auxiliar na prevenção.
Faça controle do seu peso. O acúmulo de gordura e excesso de peso vai prejudicar a passagem do sangue pelas veias, principalmente nas pernas. Então, manter o peso ideal, uma alimentação saudáv
el e a prática de atividades físicas é o combo perfeito que te auxilia na prevenção da trombose.
Usar sapatos e roupas confortáveis. Roupas justas e sapatos apertados demais vão dificultar a circulação sanguínea. Opte por roupas mais leves e sapatos confortáveis no dia a dia.
Movimente pernas e pés sempre e, principalmente, após cirurgias. Pessoas que possuem pouca mobilidade ou passaram por procedimentos em que houve traumas nos vasos sanguíneos correm mais riscos de desenvolver coágulos, mas também, pessoas que passam muito tempo sentadas ou pé, devem se preocupar em manter uma boa movimentação dos pés e pernas.
Eleve diariamente as pernas. Esse simples movimento auxilia o retorno venoso, melhorando a circulação, aliviando inchaço nas pernas e tornozelos e evitando trombose.
Não tomar hormônios por conta própria. Principalmente aqueles que contêm estrogênio utilizados para evitar gravidez como pílulas orais, do dia seguinte, adesivos, etc.
Tomar esse tipo de medicação sem acompanhamento médico e exames periódicos, aumenta o risco de desenvolver trombose.
Quais desses hábitos você ainda precisa adotar?