Safenas são veias que estão localizadas em ambas as pernas e são responsáveis pelo retorno do sangue dos membros inferiores ao coração. Há uma interna e outra externa em cada perna.
A veia interna, ou magna, começa no tornozelo, passa pela parte interna da perna e termina em outra veia profunda, a veia femoral, localizada na virilha, enquanto que a veia externa, ou parva, começa atrás do tornozelo e termina atrás do joelho.
Mas como identificar e saber se essas veias estão saudáveis?
A insuficiência dessas veias pode fazer surgir alguns sintomas físicos, como dores, inchaço e pernas cansadas e dilatação, mas para confirmar que a safena está doente, o primeiro ponto é passar por uma consulta com o seu médico de confiança.
Na consulta será realizado um exame físico e também o ultrassom doppler, onde é possível verificar como está a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue no corpo. Também será analisado se há a presença de refluxo, o seu grau e qual o calibre da safena comprometida.
Após todo esse processo, será definida a necessidade do tratamento dessa safena, que poderá ser realizado através de cirurgia tradicional, laser, espuma ou o tratamento mais adequado que o seu médico irá determinar.
É preciso lembrar que mesmo havendo a presença dos sintomas físicos, alguns pacientes não possuem veias aparentes, mas de todo modo, deve ser feita uma investigação completa para verificar a saúde das safenas.
Não negligencie a sua saúde!
Sentiu a presença de alguns dos sintomas citados?
Agende a sua avaliação.
Conte comigo para te ajudar nessa jornada em busca de mais saúde.