Eu sei que a ansiedade é grande quando o assunto é dar início ao tratamento de varizes, afinal, você quer se sentir bonita, confiante e voltar a ter bem-estar com as suas pernas.
Não é mesmo?
Mas para que o tratamento saia exatamente como queremos e você tenha os resultados desejados, existem algumas fases essenciais que devemos passar antes de dar início ao procedimento escolhido.
O primeiro deles é uma avaliação clínica minuciosa.
É através dela que eu vou te conhecer, entender o seu histórico clínico, familiar. Saber quais são os maiores sintomas e dores que você sente, sejam elas físicas e emocionais, pois sabemos que a doença de varizes não é algo apenas físico, ela afeta, inclusive, o emocional de quem sofre com o problema.
O segundo passo é o exame físico. Nele vou verificar os aspectos das varizes, identificando quais são os tipos e calibres das veias doentes.
Que podem ser:
- Varizes tronculares: são as veias dilatadas, alongadas e tortuosas, localizadas perto da superfície da pele. Devem ser vistas como alerta, pois podem trazer complicações.
- Microvarizes: menores do que as varizes tronculares, não são tão salientes e apresentam cores azuladas ou esverdeadas. Não significa que não podem trazer complicações, mas em geral, não representam grande ameaça à saúde.
- Veias reticulares: conhecidas como vasinhos ou aranhas vasculares. Normalmente, ficam localizados próximos aos joelhos na parte interna da perna. São menores do que as duas anteriores, mas nem por isso devem deixar de ser tratadas, pois se elas existem, é sinal de que o retorno venoso está de alguma forma prejudicado.
Após essa análise minuciosa, vamos partir para os exames que vão complementar o exame físico. Sendo um dos mais importantes, a ultrassonografia com doppler.
É ela que vai avaliar se há má circulação sanguínea nas regiões que serão tratadas, se há estreitamentos de veias e outros possíveis comprometimentos.
Com os resultados dos exames complementares em mãos, vamos para o planejamento do melhor tratamento para você, alinhamento de expectativas e então, daremos início ao seu processo.
No planejamento vamos analisar qual procedimento é o ideal para os tipos de varizes que você possui, pois para cada tipo de varizes, temos o procedimento mais recomendado.
No alinhamento de expectativas vamos conversar sobre o pós-operatório, vou te explicar como será e vamos realmente alinhar expectativas sobre os resultados, isso é muito importante.
Sei que pela ansiedade você pode achar que todo esse processo vai ser demorado, mas é ele que vai fazer com que tenhamos o melhor resultado possível.
Agende a sua consulta que ainda dá tempo de cuidar das varizes antes do verão.