(62) 9 8581-5846

NOSSO BLOG

NOSSO BLOG

VARIZES TÊM SOLUÇÃO

Muitas pacientes que sofrem da doença não procuram ajuda especializada pelo medo de sofrer com os tratamentos ou até mesmo não terem resultados satisfatórios. E assim, por falta de informações seguras, continuam com o problema, com cada vez mais baixa autoestima e má qualidade de vida. 

Mas, para desmistificar os tratamentos de varizes, primeiro vamos entender o que são elas:

Varizes são veias tortuosas e dilatadas que surgem abaixo da pele. É uma doença crônica que tem como fator principal a predisposição genética, porém, outros aspectos também podem influenciar o seu surgimento, tais como: sedentarismo, excesso de peso, uso de hormônios femininos, roupas e sapatos muito apertados e gestação.

O problema das veias varicosas vai muito além de algo apenas estético, pois se não tratadas corretamente, podem levar ao surgimento de outras complicações como trombose venosa profunda, dermatite ocre e sangramentos.

Sem contar ainda o mal estar físico causado pela doença, que apresenta sintomas como: 

  • Dormência, sensação de peso e cansaço nas pernas;
  • Coceira;
  • Câimbra;
  • Inchaço nas pernas, principalmente ao final do dia.

Com a evolução dos tratamentos, hoje temos opções cada vez menos agressivas, que demandam pouco ou zero repouso e de forma indolor, melhorando assim, a qualidade de vida e autoestima da paciente. 

Algumas das opções são:

  • Escleroterapia: consiste na aplicação de substâncias capazes de promover a destruição e desaparecimento de vasinhos, microvarizes e até mesmo de veias mais grossas. É um procedimento que pode ser realizado em consultório e não demanda repouso. Porém, por ser um tratamento invasivo, deve ser realizado apenas por médico especialista, como um cirurgião vascular. A escleroterapia pode ser química ou térmica:
    • Química: são utilizados dois tipos de substâncias, a espuma e a glicose. A escolha do medicamento utilizado na aplicação vai depender da calibragem das veias que serão tratadas.
    • Térmica: nesse caso é utilizado laser. Uma luz concentrada, vai produzir um efeito térmico no interior da veia, gerando o seu fechamento.
  • Cirurgias: as cirurgias de varizes estão cada vez mais modernas e menos agressivas, reduzindo tempo de internação e recuperação.
    • Microcirurgias: é indicada para varizes de pequeno e médio porte. Minimamente invasiva, a microcirurgia faz a retirada da veia doente através de pequenas incisões.  
    • Stripping da safena: cirurgia para a retirada total ou parcial da veia safena.
  • Termoablação da veia safena: uma modalidade de tratamento que utiliza tecnologias com excelentes resultados. Consiste na aplicação de calor na veia safena fazendo com que ela deixe de funcionar. Pode ser realizada através de laser ou radiofrequência.

Como vimos, existem vários tratamentos para a doença de varizes. 

Mas é importante salientar que, para o sucesso de qualquer um dos tratamentos, é imprescindível que a paciente esteja disposta a seguir outras recomendações que lhes serão passadas, como manter o peso ideal, se já se encontrar nele, ou emagrecer, caso contrário, usar as meias de compressão pelo tempo recomendado, praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável.

Não negocie com a sua saúde.

Procure um médico de confiança.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Posts Recentes:

VOCÊ SABE O QUE É LIPEDEMA?

O QUE É? O lipedema, também conhecido como síndrome gordurosa dolorosa é uma patologia crônica e progressiva, que tem como

Venha nos visitar

Ligue e agende sua consulta

Deixe seu nome e e-mail que entraremos em contato

₢ Jonivan Oliveira – Todos direitos reservados

Desenvolvido por Vision Street Digital