As varizes são mais comuns do que imaginamos.
É uma doença que atinge idosos, mulheres e, inclusive, homens.
E a grande esperança dos pacientes que sofrem do problema, é realizar apenas um tratamento e se verem livres para sempre da doença.
Primeiro, vamos entender que trata-se de uma doença genética e crônica, ou seja, sem cura, mas com a opção do tratamento correto, há o controle da doença e o retorno da qualidade de vida do paciente.
Então, é importante entender o que ocorre dentro do tratamento.
Hoje existem diversas técnicas modernas para o tratamento de varizes, e em muitos casos, não há mais a necessidade de retirada da veia doente.
O tratamento escolhido vai ser realizado apenas nas veias varicosas, mantendo todas as veias saudáveis, ou seja, o fluxo de sangue que passava pela aquela veia é redistribuído para outras artérias, fazendo com que o sistema circulatório volte a funcionar normalmente.
Mas então, por que tanto se fala que as varizes voltam após o tratamento?
- É uma doença genética e sem cura, sendo assim, veias que estavam saudáveis ao tempo do tratamento, podem ter sido acometidas pela insuficiência devido à progressão da doença.
- Surgimento de novos fatores de risco, como gravidez e ganho de peso excessivo, por exemplo. Se ao tempo do tratamento, nenhum dos dois existia, é possível que haja surgimento de novas varizes.
Por isso, tanto se fala na manutenção de hábitos saudáveis como prevenção da doença de varizes.
E se você está passando por esse problema e está pensando em fazer o tratamento pela primeira vez, agende uma consulta para avaliação do melhor tratamento para você.