Todo mundo já sabe que a prática de exercícios físicos é importante para a saúde de uma forma geral, mas existem vários questionamentos sobre praticar algumas atividades físicas quando se tem doença de varizes.
Varizes são desenvolvidas quando há o fator genético somado à presença de outros fatores de riscos, como sedentarismo, tabagismo, uso de hormônios femininos, condições específicas como gravidez, avanço da idade, etc.
Elas surgem quando as veias não conseguem mais realizar o retorno do sangue dos membros inferiores ao coração de forma eficiente. E a atividade física, faz parte de um conjunto de ações que auxilia nesse retorno venoso.
Outro fator muito importante e que quase ninguém sabe é sobre a importância do fortalecimento das panturrilhas para a saúde vascular.
As panturrilhas são conhecidas como “coração periférico”, responsáveis pelo bombeamento de sangue das pernas, têm papel fundamental para uma boa circulação sanguínea.
Mas e se as panturrilhas não têm força suficiente para fazer esse trabalho?
Ocorre a insuficiência venosa crônica, que pode gerar as temidas varizes e vasinhos. Além de incômodos físicos como coceiras, queimação e dormências nas pernas.
Então, é de extrema importância manter esses músculos fortes.
E, através da musculação, conseguimos deixá-los assim. Ciclismo, caminhada, pilates também são excelentes opções para ajudar na prevenção de doenças venosas.
Lembrando que a prevenção da doença deve ocorrer de forma multifatorial e inclui, além da atividade física, um controle de peso, boa alimentação, evitar ficar na mesma posição por várias horas e acompanhamento pelo seu médico de confiança.
Outro fato importante que precisa ser falado, é sobre a ineficiência da musculação ou qualquer outra atividade física para “tratar” as varizes, pois quando a doença já se desenvolveu, somente o tratamento adequado vai trazer a solução definitiva.
Lembre-se: a doença é crônica, mas pode ser controlada.
Não negligencie a sua saúde.