Um dos grandes desafios em consultório são as crenças enraizadas que os pacientes apresentam muitas vezes quando procuram ajuda para o tratamento de varizes.
“Cremes curam varizes”. “O tratamento é dolorido e as varizes voltam”. “Usar salto alto causa varizes”. Dentre outros…
Porém, é preciso tomar cuidado com o que se ouve por aí e sempre procurar por fontes seguras, como o seu médico de confiança. Mas, para ajudar e não deixar dúvidas, vou esclarecer alguns dos principais mitos sobre varizes e tratamentos.
Os tratamentos doem e demoram para apresentar resultados.
MITO. Com o avanço das tecnologias, os tratamentos ficaram cada vez mais rápidos, indolores, menos agressivos e com maior eficácia. Além do mais, exigem menos repouso, o que favorece o retorno rápido das atividades cotidianas.
Pomadas e cremes curam varizes.
MITO. Infelizmente é uma inverdade, pois cremes e pomadas não possuem a capacidade curativa. A presença de ingredientes como cânfora, castanha da índia, menta, centelha asiática e outras, muitas vezes auxiliam no alívio momentâneo dos desconfortos, porém não resolvem o problema de vez.
Só mulheres desenvolvem a doença.
MITO. Segundo os dados divulgados pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular), as varizes se desenvolvem em 38% dos adultos, sendo 30% dos homens e 45% das mulheres acima dos 30 anos.
A prática de musculação causa varizes.
MITO. Todo exercício físico ajuda a manter uma boa circulação, o que ajuda na prevenção de varizes e vasinhos. Faça atividade física, mantenha uma boa alimentação, peso ideal e o acompanhamento do seu médico de confiança.
Varizes são um problema estético.
MITO. Com certeza a parte estética é algo que incomoda muito, causando muitas vezes baixa autoestima e fazendo com que alguns pacientes deixem de usar determinadas roupas por vergonha. Mas, se não tratadas, as varizes podem levar ao surgimento de outras doenças graves, como a trombose venosa profunda.
O uso de anticoncepcional acarreta o surgimento de varizes
Verdade. Tanto os anticoncepcionais como os tratamentos de reposição hormonal, podem favorecer o surgimento de varizes nas pernas, pois, hormônios como progesterona e estrogênio, aumentam a dilatação das veias e fluxo sanguíneo que passa por ali, o que faz com que os vasinhos trabalhem de forma superior ao normal, favorecendo o surgimento das varizes.
Você sofre com varizes e está procurando a solução? Estou disponível para te ajudar.