É de conhecimento de todos que para manter uma qualidade de vida e boa saúde, a alimentação saudável faz parte de um conjunto de ações que contribuem para isso.
Do mesmo modo, uma alimentação saudável ajuda a manter longe os problemas relativos ao sistema vascular, pois, alguns alimentos ricos em água, vitamina C e antioxidantes, são excelentes para melhorar a circulação sanguínea.
SAÚDE VASCULAR
Mas o que é saúde vascular?
Podemos defini-la como o correto funcionamento de veias e artérias que promovem a circulação do sangue no corpo.
Os problemas arteriais estão ligados ao acúmulo de gordura na parede das artérias, que se dá através de uma má alimentação, principalmente, fazendo com que o sangue não flua corretamente através das veias e deixe de levar oxigênio e nutrientes aos órgãos, podendo trazer problemas maiores como infarto do miocárdio ou derrame cerebral.
Para reduzir os riscos, a recomendação é evitar o consumo das gorduras que são consideradas ruins, como por exemplo, a gordura trans, presente em produtos industrializados, como biscoitos, sorvetes, margarinas e frituras. E priorizar alimentos com gorduras boas e muitas fibras, como cereais integrais, frutas e verduras.
Então, o que comer para melhorar a circulação?
- Alimentos ricos em vitamina C, como laranja, morango, kiwi e limão, vão fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos.
- Alimentos ricos em ômega 3 vão deixar o sangue mais fluido, o que facilita a circulação, para isso, coma frutos do mar, peixes, castanhas e linhaça.
- Alimentos ricos em antioxidantes, mantêm os vasos saudáveis, para isso, consuma azeite de oliva, açafrão, aveia, frutas cítricas e vermelhas e castanhas.
- Alimentos ricos em potássio auxiliam no controle do inchaço, pois ajudam a eliminar a água nas células, consuma banana, abacate, batata doce, semente de abóbora, folhas de coloração verde escura e iogurte.
Em resumo, não há uma receita mágica para se evitar problemas vasculares, mas uma boa alimentação com consumo de frutas, verduras, cereais integrais, peixes e carnes magras, atividade físicas constantes, manutenção de peso e consumo adequado de água, são bons hábitos que devem ser introduzidos em sua vida para te manter longe do consultório médico.