Há uma grande parcela da população que sofre com varizes, mas com a modernidade da medicina e dos procedimentos, hoje o tratamento da doença é mais simples do que se imagina.
Os procedimentos realizados a laser vieram para facilitar mais ainda o tratamento da doença e são o que temos de mais moderno para solucionar o problema. Cada um com os seus benefícios e características.
Neste artigo, vou te explicar um pouco sobre o entre o endolaser e o laser transdérmico e as principais diferenças entre eles.
ENDOLASER
O endolaser, laser endovenoso ou ablação térmica é a cirurgia a laser da veia safena e substitui totalmente a retirada cirúrgica tradicional dessa veia e de outras. Sendo considerado atualmente, o melhor tratamento da veia magna.
O procedimento é minimamente invasivo e consiste em realizar uma pequena punção na perna para que seja inserida uma fibra óptica na veia safena. O feixe de laser que está na ponta da fibra libera uma luz que queima a veia sem retirá-la, transformando-a em um cordão fibroso.
E quais são as vantagens?
- Recuperação cômoda e rápida em razão de ser um procedimento menos invasivo.
- Menos riscos de complicações, hematomas, sangramentos, infecções, manchas e quelóides.
- Pode ser realizado a nível ambulatorial, o que pode tornar o procedimento mais barato.
- Pós-operatório mais tranquilo.
- Cirurgia mais rápida e mais efetiva.
O procedimento é recomendado quando a veia safena, parva ou magna, estiver doente.
Há poucas contraindicações para esse tratamento, mas o cirurgião vascular de sua confiança vai poder afirmar se a técnica é a ideal para você.
LASER TRANSDÉRMICO
Já o laser transdérmico é um procedimento utilizado para o tratamento de vasinhos e varizes de pequeno calibre, porém, também é muito associado com outras técnicas para o tratamento de varizes maiores.
O procedimento consiste na aplicação de uma luz específica e intensa que gera calor intenso provocando a contração e destruição das veias doentes.
Por ser um procedimento menos invasivo, possui muitos benefícios, entre eles:
- Resultados já podem ser vistos nas primeiras sessões.
- Baixo risco de manchas, sangramentos, inflamações e manchas.
- Recuperação rápida e simples.
- Substitui a microcirurgia.
- Menos dolorido, pois utiliza o resfriamento da área a ser tratada.
- Se todos os cuidados recomendados forem seguidos durante e após o tratamento, os resultados podem ser definitivos.
O tratamento é contraindicado em alguns casos como gravidez, pessoas que apresentam doenças dermatológicas, como vitiligo por exemplo, ou que utilizam medicações que podem causar fotoalergias, como anticoncepcionais e antidiabéticos.
Como pode ser observado, ambos são procedimentos possuem muito mais benefícios do que contraindicações, pouco invasivos e que podem ser realizados no ambiente ambulatorial, porém, devem ser realizados por um cirurgião vascular ou angiologista.
Não coloque a sua saúde em risco, procure sempre um profissional habilitado.
Agende uma avaliação e tire todas as suas dúvidas.