Você começou a sentir muito desconforto nas pernas, como dores, inchaço, sensação de peso e até coceira. Logo em seguida, notou que começaram a surgir alguns vasinhos e varizes.
Preocupada com a própria saúde, bem-estar e autoestima, decidiu procurar um médico para uma avaliação.
Mas então, qual o profissional responsável pelo tratamento de varizes?
Primeiramente, vamos entender o que são varizes.
Varizes são veias que perderam a função do retorno venoso do sangue dos membros inferiores ao coração, ou seja, pararam de funcionar adequadamente.
Elas são de 3 tipos:
- Varizes tronculares: são as veias dilatadas, alongadas e tortuosas, localizadas perto da superfície da pele. Devem ser vistas como alerta, pois podem trazer complicações.
- Microvarizes: menores do que as varizes tronculares, não são tão salientes e apresentam cores azuladas ou esverdeadas. Não significa que não podem trazer complicações, mas em geral, não representam grande ameaça à saúde.
- Veias reticulares: conhecidas como vasinhos ou aranhas vasculares. Normalmente, ficam localizados próximos aos joelhos na parte interna da perna. São menores do que as duas anteriores, mas nem por isso devem deixar de ser tratadas, pois se elas existem, é sinal de que o retorno venoso está de alguma forma prejudicado.
Sabendo um pouco mais sobre as varizes, vamos falar sobre o responsável por cuidar de você, caso desenvolva a doença ou outras relacionadas com o sistema circulatório.
O médico responsável pelo tratamento de varizes é o cirurgião cardiovascular.
Ele é o profissional apto ao diagnóstico da sua saúde, pois é ele que conhece o sistema circulatório do corpo humano e que vai apontar com segurança o tipo de tratamento para o seu caso.
Por mais que alguns tratamentos possam parecer “simples”, não se engane.
É preciso passar por uma avaliação completa, realizar os exames adequados para que possam ser identificadas varizes que talvez não sejam vistas a olho nu, e o tratamento deve ser realizado em ambiente adequado e por quem realmente estudou o sistema vascular, pois as varizes e os vasinhos, podem ser sinais de algo muito além de um simples incômodo visual.
Priorize a sua saúde sempre.
Procure um médico de confiança.