Como já falamos aqui em alguns artigos, varizes são veias que se encontram em dilatação, tortuosidade e alongamento, e devido a esses fatores, elas deixam de conduzir o sangue de forma eficiente, gerando desconforto, dor, inchaço, sensação de peso e queimação. Além de poderem trazer outras doenças mais graves.
Os vasinhos também são varizes, porém a diferença é que as varizes são aquelas veias que estão mais dilatadas e que se encontram na camada mais profunda da pele e os vasinhos são veias pequenas e finas que ficam localizadas na camada intermediária da pele. Em média, os vasinhos medem 0,1 mm a 1 mm de diâmetro, enquanto que as varizes, medem mais de 3 mm.
Apesar de serem sinais da mesma doença, vasinhos e varizes possuem estruturas diferentes e um vasinho não se torna uma variz. Porém, existem situações em que a pessoa apresenta apenas as telangiectasias a olho nu, e quando passamos pela ecografia com doppler percebemos que existem varizes profundas que estão nutrindo esses vasinhos.
Há outros casos, em que a paciente tem apenas os vasinhos, mas, em decorrência da genética para a doença e da presença de outros fatores de risco, acaba desenvolvendo varizes mais calibrosas também.
De todo modo, a presença de vasinhos já demonstra que algo não está certo com o seu sistema vascular, então, por mais que possa parecer apenas um problema estético, é importante procurar um médico de confiança para avaliação.
Quando procurar um cirurgião vascular?
Se você começar a sentir algum desses sintomas:
- Sensação de peso e dor nas pernas.
- Inchaço.
- Câimbras.
- Coceiras.
Agende uma consulta com um especialista.
Para pernas bonitas em todas as fases da vida e uma saúde incrível, comece o seu tratamento o quanto antes.